segunda-feira, 5 de março de 2012

Qual o melhor tênis para sua corrida??

Depois de decidir minha meta agora era hora de pensar em escolher qual melhor tênis para comprar.
Parece uma coisa simples,mais lendo sobre assunto percebi que não era uma coisa tão simples assim mais também não era um bicho de 7 cabeças.
Descobri que existe trés tipos de pisadas, e que existem tênis correto para cada tipo de pisada,baixo tem alguns links para que você posso escolher o melhor tipo de tênis para sua pisada e treino.

http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/guia_do_tenis/consultor_tenis.asp

http://revistacontrarelogio.com.br/guiadotenis/


Tipo de pisada pronada (pronação):
A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita.
Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.
A imagem ao lado mostra o pé direito de um corredor com tipo de pisada pronada visto por trás. Como você pode ver, o calcanhar tem uma pronação acentuada.


Pisada Proanda
Pisada Proanda

Tipo de Pisada Supinada (Supinação):
Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora.
Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos.
Pé chato (arco do pé achatado) é geralmente associado à pronação. Nesse caso o peso é aplicado na borda interior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis que ofereça total controle do movimento.
Arco do pé alto é geralmente associado à supinação. Nesse caso o peso é aplicado na borda exterior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis flexível, com bom amortecimento.


Pisada Supinada
Pisada Supinada

Tipo de Pisada Neutra:
A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.
Corredores com pisada neutra podem ter o arco de pé normal, alto, médio ou até mesmo baixo.
Sendo assim, eles podem usar uma variedade grande de tênis de corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário